segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Apresentação


Lembro-me de um conselho de Francisco Silveira Bueno, antigo catedrático de filologia portuguesa da Universidade de São Paulo que, num livro sobre dificuldades da língua, aconselhava os consulentes a ler uma página de Antonio Vieira, por dia, a fim de amadurecerem no mister da reflexão filosófica. Vieira, além de grande pensador, sensibiliza os leitores, com a beleza de suas construções, para o uso estético da língua. Seus argumentos são fascinantes.
Numa outra estância da vida li, com um sentimento de crescente admiração, a autobiografia do Mahatma Gandhi. Foi uma experiência inesquecível. Através dos seus exemplos pude refletir, entre outras coisas, sobre a urgência de as pessoas se esforçarem para estabelecer coerência entre o que se entende por "bem" e os impulsos, instintivos ou não, que as levam a ação. No descompasso entre essas duas posições viceja grande parte dos conflitos humanos.
Ao ser incentivado por amigos para abrir o "blog", pensei nesses dois Grandes Mestres e avaliei o quanto ainda estou longe deles mas, mesmo assim, decidi me abrigar a sombra de suas influências benfazejas.
Agradeço-lhes, amigos, as sugestões e a disposição de construir essa página. O que não lhes posso desculpar é o fato de terem, no pórtico do blog, me qualificado de "professor". Afinal esse é um espaço para troca de ideias.


Um grande abraço.
Até breve.
Lazaro Moreira Cezar.

4 comentários:

  1. Professor, vou me apropriar de um pensamento de Fernando Sabino para prestar-lhe o meu reconhecimento pela sua ação benfazeja em abrir este blog - "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas que já tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da Travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos". Parabéns pela Travessia, parabéns pelo blog. Apresentação de dois grandes vultos da história da Humanidade. Abçs. Alexandra.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ter um blog sério conduzido pelo senhor Prof. Lazaro!
    também estou na fila da frente!

    ResponderExcluir