sexta-feira, 8 de março de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO

Muitas proposições relacionadas ao pensamento são enunciadas como jargões, sem nenhum conhecimento de causa.
"Quem bem pensa, bem atrai" é uma delas. No entanto, são afirmações, na maioria das vezes ricas de significados, provenientes de experiências adquiridas através dos tempos.
Aos poucos começa-se a perceber que o corpo físico é apenas parcela de uma estrutura mais complexa, da qual fazem parte campos de energia que servem de base para expressões de pensamentos e emoções, em variada gama de manifestações.
São campos não percebidos pelos sentidos comuns, mas observados ao longo dos séculos, em diferentes lugares, por pessoas portadoras de alta percepção sensorial.
Sem o respaldo da replicabilidade orientada, exigida pela metodologia científica, muitas dessas observações começam, no entanto, a se ajustar ao quebra-cabeça em fase de montagem pela própria ciência.
Muitos obtêm essas informações, acham-nas interessantes, mas as relegam ao esquecimento, talvez por ainda não terem sido tocados pela chama do autoconhecimento.
Existem, entrentanto, inúmeros trabalhos de investigadores sérios que ajudam a sedimentar esses saberes e merecem toda atenção.
Encontram-se, por exemplo, alguns resultados consensuais em obras como "Pensamento e vontade" de Ernesto Bozzano; "O poder do pensamento" de Annie Besant; "O experimento da intenção" de Lynne McTaggart; "O cérebro espiritual" de Mario Beauregard; e "Formas de pensamento" de Annie Besant e C. W. Leadbeater. São livros que mostram, por diferentes caminhos, a dinâmica dos processos mentais.
Um aspecto importante dessa dinâmica é o da criação de formas-pensamento. 
Os pensamentos e desejos de uma pessoa moldam, nos campos de manifestação já referidos, ideações plásticas denominadas formas-pensamento, com o mesmo teor vibratório de quem as emitiu.
Essas estruturas energéticas podem entrar em sintonia com o pensamento de outras pessoas vibrando na mesma frequência, influenciando-as.
Ondas de pensamento estão sempre sendo lançadas em todas as direções. Isso, consequentemente, torna as pessoas, em grande parte, responsáveis pelo ambiente psíquico em que vivem.
Outro fato conhecido é que essas formas, por mais que envolvam outros seres ou interajam com ideações equipotentes de origem diversas, retornam invariavelmente à fonte de origem.
Muitas distonias psíquicas são resultantes de fixações viciosas, alimentadas por quem se torna refém de pensamentos enfermiços.
Por outro lado, as expressões mentais, alinhadas a nobres e elevadas aspirações de vida, além de desenergizarem as cargas negativas, revigoram o ânimo, estimulam o crescimento individual e consolidam laços de fraternidade.
Saber dessas coisas, insculpindo-as na alma, favorecem a criação de estratégias para a autodefesa psíquica e nos predispõe à construção de um viver ameno, com mais compreensão e harmonia.
Um abraço.
Até a próxima.
Lazaro Moreira Cezar.

4 comentários:

  1. Forma-pensamento...Cuidemos de nossos pensamentos. Saibamos pensar. Saibamos entrar em sintonia com as vibrações puras e límpidas emitidas pelo Astral Superior, pois "somos responsáveis pelo ambiente psíquico em que vivemos"
    "...as expressões mentais, alinhadas a nobres e elevadas aspirações de vida, além de desenergizarem as cargas negativas, revigoram o ânimo, estimulam o crescimento individual e consolidam laços de fraternidade". Parabéns Prof. Lázaro. Texto de muita elevada espiritualidade. Obrigada por tamanho conhecimento. Alexandra.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo Artigo Mestre! li e adorei, pois assim acredito também! Obrigada por nos enriquecer com sua sabedoria!
    Somos punidos o tempo todo por não saber disciplinar o pensamento, pensamos, logo atraímos. Particularmente, não costumo ficar com pensamentos duvidosos, busco sempre esclarecimentos pois considero o pensamento duvidoso, em alguns casos, fonte de acusação e pre julgamento. Quantas vezes somos vitimadas por pessoas que pensam mal de nos sem antes nos ouvir, emitem sentimentos inferiores à nos, plantando para colher o retorno sendo que seria muito mais fácil, esclarecer os fatos e livrar-se de pensamentos mesquinhos, inferiores, duvidosos que so servem para avassalar e enfraquecer as criaturas criando um ambiente de discórdia, desunião, desafeto, propício dos espíritos inferiores.
    Se não posso pensar bem de meu semelhante, prefiro não pensar nele (a).
    Um abraço e obrigada pela aula!
    Amiga Ely e família

    ResponderExcluir