quarta-feira, 8 de maio de 2013

PEDRAS NO CAMINHO

Em busca de aperfeiçoamento, os seres humanos se empenham, em esforços contínuos, para amenizar o viver terreno. Diante de tantas atribulações, impostas por um processo evolutivo do qual somente aos poucos se apercebem, unem-se em organizações e procuram, por meio do estudo, da análise e da interpretação dos fatos, compreender o que lhes acontece no entorno e entender o que lhes vai no íntimo da alma. Paradoxalmente, há como que uma resistência inata, por parte de muitos, em abandonar comodidades proporcionadas por conquistas provisórias. Dados alguns passos no sentido de maior progresso, parece que fica difícil desfazerem-se das algemas do passado.

Essa situação é comum nos mais diversos quadros da existência. Um dos setores em que mais se verifica a estratificação dos saberes é o relacionado à procura de um significado para a vida. Muitos dos próceres das instituições voltadas para esse fim, ainda que bem intencionados, relutam em incorporar novas ideias aos velhos textos canônicos, com receio de alterar-lhes o significado. Acabam desse modo, por induzir os adeptos a certa estagnação, provocando uma atitude de subserviência na acomodada maioria e a dispersão dos que não abdicam de alcançar maior conhecimento de si mesmos e do mundo.

Falta, nesses casos, a compreensão de que a evolução obtida a partir de uma base, não se aparta dos alicerces. Pelo contrário, o engloba e o enriquece. Outro fator negligenciado em situações semelhantes, é que, num mundo em constante mutação, todo o sistema fechado em torno de verdades absolutas, sem perspectiva de crescimento, está fadado ao fracasso.

Qualquer que seja a via do aperfeiçoamento, a caminhada é sempre lenta e progressiva. A falta de estudos leva ao fundamentalismo e frequentemente conduz ao fanatismo. Numa época em que a ciência, mais e mais se agiganta na credibilidade dos procedimentos investigativos, nenhum setor de pesquisa, tanto no campo da imanência quanto nos domínios da transcendência, se torna credor de respeito, com avanços aparentes.

Ao lado do aspecto prático de qualquer ramo do saber, coexiste a dimensão científica. Os que, no domínio da transcendência, se apegam ao lado utilitário das orientações, sem raciocinar sobre elas, correm o risco de ser manipulados e ficam para traz. Frequentemente, nessas circunstâncias, surgem os líderes de ocasião que lançam mão de estratégias enganadoras para captar a atenção e a confiança dos grupos. Assim muitas instituições, nascidas de sinceras manifestações humanitárias, naufragam em conflitos internos e disputas desagregadoras.

Só o estudo e a análise cuidadosa das coisas, feitos com simplicidade e desprendimento, podem evitar tais eventos e proporcionar condições para avanços qualitativos que respondam às necessidades de harmonia interior e aos anseios por um mundo melhor.

Dentro de uma perspectiva evolucionária, todos um dia se tornarão buscadores da verdade, mas nesse processo de crescimento farão fatalmente escolhas baseadas em distorções e preconceitos. É de bom alvitre, portanto, que estudem, estejam atentos e não se deixem levar pelas aparências, evitando pedras e pedradas no caminho.

Até a próxima.
Um abraço.
Lazaro Moreira Cezar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário